quarta-feira, 2 de abril de 2014

| organization, please! |


Isto de se trabalhar em casa, tem muito que se lhe diga! Quem trabalha fora acha o máximo, quem trabalha em casa nem por isso. Mas, mesmo sendo um "nem por isso" não o trocava (porque não posso e porque não quero). Muito se fala nos blogues sobre este assunto, por isso não me vou alongar... penso que o problema de base é o termos tempo para tudo e (no fundo) não termos tempo para nada e na maior parte das vezes não nos conseguirmos organizar e não nos mantermos concentrados no objectivo, visto que as solicitações são muitas, a net, a roupa, o telefone, as idas e vindas às escolas, etc, etc...

Existem boas iniciativas para fazer melhorar a produtividade de quem trabalha em casa, algumas que eu gostava de um dia experimentar, como o Life is Messy Bootcamp, mas enquanto não tenho um professor a "chatear-se" comigo (;-P) vou procurando outras soluções mais imediatas!

Depois de ler este post e já tinha lido este em tempos decidi experimentar a técnica do tomate, vulgo Pomodoro Technique. Visto que nem sempre estou no computador e como não tenho net no ateliê, nem sempre tenho o computador comigo, decidi procurar uma aplicação para o telemóvel para me ajudar nesta complicada tarefa. Experimentei uma que não dava para gravar as tarefas, seguida de outra que dava, mas que não sei porquê se não estiver a olhar para o telefone pára de contar e não avisa que o tempo acabou (humpfffffffff!) e experimentei ainda mais outra que ainda não percebi bem se funciona bem ou não, enfim... um bocadinho irritante, mas continuo firme na resolução. Pois, com a aplicação que uso no computador a coisa não tem corrido mal (apesar de tb. andarmos às turras!) e constato que passamos a ter uma noção do tempo completamente diferente e apesar de estar "de sofá" devido a mais uma crise, trabalhei mais e melhor ontem do que nas últimas semanas.

Não sei quanto tempo vai durar, mas de momento estou satisfeita! E vocês? Utilizam alguma técnica do género? Usam que aplicação? E corre bem???? :D



Fotografia "roubada" daqui:
http://vegillicious.blogspot.pt/2014/03/promodoro-techinique-tuga-metodo-do.html?m=1

-----
Alguns artigos sobre o Pomodoro
http://www.gestaodetempo.com.br/como-manter-o-foco-usando-pomodoro-technique/
http://objetiva.co/blog/2010/02/16/seja-produtivo-consumindo-tomates
http://pomodorotechnique.com/get-started/


***
Sandra

5 comentários:

  1. Eu uso o Pomodoro Technique (e a app respectiva) e gosto. Não dá para todas as tarefas, mas consegue desenrascar-me na maioria. Muitas vezes chego a não fazer o intervalo porque já estou tão abalançada que não quero largar (mas acontece pouco!) o que estou a fazer. Mas no fundo, acho que é precisa uma boa dose de organização e força de vontade, a qual, eu cá, não tenho nenhuma!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. A do Pomodoro, a genuína!!
      http://pomodorotechnique.com/

      Eliminar
    2. Como? Usas o cronómetro? Eles ainda não têm app, estão a criá-la... ou sou eu que não encontro?

      Eliminar
    3. Espera, tens razão. Uso uma que se chama Pomodoro Timer que há na App store do Itunes.

      Eliminar