sexta-feira, 22 de maio de 2015

| gluten free pancakes |





E pronto a pedido de algumas famílias, vou tentar recriar a receita das panquecas sem glúten.

Às voltas com estas andanças do gluten free, tenho experimentado algumas combinações de ingredientes para chegar a uma receita de panquecas daquelas bem gordinhas, sem glúten, que me satisfaça, a mim e aos restantes membros da família que não precisam de partilhar da minha dieta e parece que foi desta!! Yeahhh e estas panquecas ficaram tão boas que vieram comigo para o atelier! :)

Aqui fica a receita, não garanto que a seja exactamente assim, porque parti de uma receita com farinha de trigo e como não sou capaz de seguir receitas e tive que tentar reconstruir a coisa, pois fui fazendo a olho.

Panquecas sem glúten

Ingredientes:
200 gr farinha sem glúten (usei a da Schar para pão)
70 gr amido de milho (Maizena)
10 gr aveia sem glúten
2 colheres sopa rasa de fermento (Royal)
1 pitada de sal (a gosto)
1 colher sopa rasa de melaço de cana
260 ml de leite (posteriormente fui acrescentando leite até ficar com a consistência que queria, talvez mais uns 30 ou 40ml)
2 ovos (médios ou grandes)
2 colheres sopa mal cheias de azeite

Execução:
Colocar num robot (usei a Bimby) de cozinha os ingredientes líquidos, depois os sólidos e bater tudo 18 seg./vel. 6. À mão, proceder da mesma forma e envolver tudo até obter uma massa grossa.

(Estas quantidades dão para muitas panquecas, mas lá em casa tem que ser assim ;), por isso dupliquei a receita original, que sinceramente não me lembro de onde retirei)

Se fizerem contem como ficaram! :)
***
Sandra

Sem comentários:

Enviar um comentário